
A sua Origem
Foi na década de 50 / 60 que um Senhor chamado Thomas Ambrose Bowen (1916 - 1982) sentiu a necessidade de desenvolver uma terapia paralela à Osteopatia para poder ajudar a sua esposa nas crises de Asma, as suas crises estavam cada vez mais fortes, e ele não queria usar as técnicas da Osteopatia na esposa pois já não estavam a resultar e eram muito agressivas, então decidiu encontrar uma solução menos abrasiva.
Ele conhecia a nossa Anatomia como ninguém, bem como os meridianos da Medicina tradicional chinesa, e então através da experimentação foi descobrindo quais os movimentos mais eficazes, observando quais os tempos de pausa necessários para a integração dos próprios movimentos e assim foi compilando a terapia que hoje conhecemos como a terapia de bowen.
Até que na década de 70, numa conferência o Sr. Bowen conheceu um casal Oswald e Elaine Rentsch, que de imediato acharam que esta terapia era muito boa e que a queriam aprender. Do nada Ossie perguntou ao Sr. Bowen se podia aprender esta terapia com ele. O Sr. Bowen agarrou-lhe na mão, olhou-o nos olhos e disse: "Boa! Aparece que eu ensino-te. Aparece na minha clínica 4ª feira às 9 horas. E durante dois anos e meio Ossie aprendeu toda a técnica com o Sr. Bowen, tendo sido autorizado por ele a documentar todo o seu trabalho. O Sr. Bowen não tinha apontamentos nem manuais, mas com a ajuda de Renee Horwood Ossie conseguiu reproduzir toda a técnica utilizada pelo Sr. Bowen.
Em 1976 Ossie e a sua esposa Elaine Rentsch começaram a utilizar os métodos do Sr. Bowen na sua clínica em Hamilton, Vitoria.
Honrando o pedido do Sr. Bowen, só começaram a ensinar o seu trabalho após a sua morte. Deram o nome de Terapia de Bowen em sua homenagem e deram o seu primeiro seminário sobre esta terapia em 1986 em Peth na Austrália.
Formaram a Academia de Terapia de Bowen Austrália em 1987 e dedicaram-se ao ensino desta terapia preservando todas as suas características originais.
