A sua Origem

Foi na década de 50 / 60 que um Senhor chamado Thomas Ambrose Bowen (1916 - 1982) sentiu a necessidade de desenvolver uma terapia paralela à Osteopatia.

Através do seu profundo conhecimento de Anatomia bem como de todos os anos de prática que tinha como Osteopata começou a criar em paralelo uma terapia menos manipulativa, menos invasiva que a própria Osteopatia em si, e começou a ver que estava a obter melhores resultados quando exercia menos manipulação mecânica. E foi através de "tentativa erro" que foi percebendo quais os procedimentos que resultavam e qual o seu propósito. A sua Esposa sofria de Asma, e os seus ataques de asma eram cada vez mais frequentes, então para poder ajudá-la, o Sr. Bowen começou a desenvolver uma terapia que ao ser conjugada com algumas precauções ao nível de factores de exposição externos (pó, ácaros ...) e a alimentação (evitar alguns alimentos, ou comer um determinado alimento para potenciar o efeito de algum procedimento) poderiam ajudar na recuperação da sua esposa.

O Sr. Bowen chegou a um momento da sua vida em que ajudava cerca de 13 000 pessoas por ano. 

Até que na década de 70, numa conferência o Sr. Bowen conheceu um casal Oswald e Elaine Rentsch, que de imediato acharam que esta terapia era muito boa e que queriam aprender. Do nada Ossie perguntou ao Sr. Bowen se podia aprender esta terapia com ele. O Sr. Bowen agarrou-lhe na mão, olhou-o nos olhos e disse: "Boa! Aparece que eu ensino-te. Aparece na minha clínica 4ª feira às 9 horas. E durante dois anos e meio Ossie aprendeu toda a técnica com o Sr. Bowen, tendo sido autorizado por ele a documentar todo o seu trabalho. O Sr. Bowen não tinha apontamentos nem manuais, mas com a ajuda de Renee Horwood Ossie conseguiu reproduzir toda a técnica utilizada pelo Sr. Bowen.

Em 1976 Ossie e a sua esposa Elaine Rentsch começaram a utilizar os métodos do Sr. Bowen na sua clínica em Hamilton, Vitoria.

Honrando o pedido do Sr. Bowen, só começaram a ensinar o seu trabalho após a sua morte. Deram o nome de Terapia de Bowen em sua homenagem e deram o seu primeiro seminário sobre esta terapia em 1986 em  Peth na Austrália. 

Formaram a Academia de Terapia de Bowen Austrália em 1987 e dedicaram-se ao ensino desta terapia preservando todas as suas características originais.